Uma árvore maior do que o Cristo Redentor? Conhela o Angelim Vermelho

Imagine uma árvore maior do que o Cristo Redentor, cartão-postal do Rio de Janeiro e um dos pontos turísticos mais conhecidos de todo o mundo.

Sim, ela existe e fica na Amazônia. O Angelim Vermelho é dono do recorde de árvore mais alta da floresta. O título mundial fica com a sequoia-vermelha nos Estados Unidos, que mede 115,7 metros (correspondente a um prédio de 38 andares).

O exemplar brasileiro não fica atrás da árvore americana. São 88 metros de altura (o equivalente a um prédio de 24 andares). Na mesma área onde fica o angelim vermelho na Amazônia foram encontrados por pesquisadores outros exemplares da mesma espécie com mais de 80 metros.

Os pesquisadores acreditam que a altura recorde está relacionada com a grande distância de áreas urbanas e zonas industriais – o local onde os angelins foram encontrados está a mais de 200 km da ocupação humana -, ou essas árvores podem ser uma “espécie pioneira”, ou seja, a primeira a habitar uma região que sofreu algum tipo de devastação.

Cada Angelim Vermelho é capaz de reter a mesma quantidade de carbono que um hectare de selva tropical. Isso quer dizer que pode armazenar até 40 toneladas de carbono, o que equivale ao que absorveriam entre 300 e 500 árvores pequenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *