Curiosidades sobre o Amazonas: o maior rio do mundo

Esse gigante da Floresta Amazônica é também um dos símbolos do Brasil e do estado do Amazonas. O rio Amazonas nasce a mais de 5 mil quilômetros de altitude, na Cordilheira dos Andes, no Peru, e segue por quase 7 mil quilômetros até sua foz, no norte do Brasil, no estado do Pará.

Nesse trajeto, o rio ganha outros nomes como Ucayali, Solimões, Marañon, Apurímac. Mas ele é oficialmente chamado de Amazonas depois de encontrar-se com as águas do Rio Negro.

Além do seu tamanho, que é impressionante, existem outras curiosidades desse gigante que a Untamed Amazon separou para você conhecer mais sobre a história da Floresta e se encontar com todos os detalhes.

1. Amazonas: duas vezes o maior do mundo

O Rio Amazonas é o rio mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140km. Além de longo, o Amazonas detêm o título de rio com o maior volume de água do planeta. Sua vazão média é de 210 mil metros cúbicos de água por segundo (o equivalente a 210 milhões de litros por segundo).

2. O rio Amazonas forma a maior bacia hidrográfica do mundo

O rio Amazonas é o afluente principal da maior bacia hidrográfica do mundo. Ao todo, a bacia do Amazonas abrange uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados e se estende por oito territórios da América do Sul (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). Se o território da bacia fosse um país, ele seria o sétimo maior do mundo.

Além do rio principal, a bacia conta com aproximadamente 1100 afluentes, dos quais três também estão entre os 10 maiores rios do planeta (em comprimento): são eles o rio Madeira (1450 km), o rio Negro (2250 km) e o rio Japurá (2100 km).

3. O rio Amazonas é o que mais despeja água doce no oceano

Devido a sua enorme vazão, o rio Amazonas é responsável por despejar aproximadamente 105 bilhões de litros de água doce no Oceano Atlântico a cada minuto.

Isso equivale a um quinto do volume total de água doce que deságua em oceanos no mundo. A quantidade de água doce é tanta, que o Atlântico tem sua salinidade reduzida até 150 km mar adentro.

4. A maior diversidade de animais aquáticos do planeta está no Rio Amazonas

A bacia do Amazonas possui a maior diversidade de animais de água doce no mundo. São até 2.500 espécies diferentes que habitam suas águas, incluindo o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo.

Isso sem mencionar as diversas espécies de tartarugas de rio, peixes-boi e o famoso boto-cor-de-rosa, animal símbolo da Amazônia.

5. É possível surfar no rio Amazonas

Acredite se quiser é possível surfar nas águas do Amazonas. Cerca de duas vezes por ano, as mudanças nas marés no Oceano Atlântico são altas o suficiente para forçar o rio a recuar, o que gera ondas de 3 a 6 metros de altura por cerca de 20 km rio adentro. Esse fenômeno é chamado de Pororoca e acontece na foz do rio Amazonas, nos estados do Pará, Amapá e Maranhão. As ondas acontecem apenas uma vez ao dia, nos meses de janeiro a maio, no período de lua cheia ou lua nova.

O nome do fenômeno vem do tupi-guarani, uma das línguas dos povos nativos da região, e significa “grande rugido”, descrevendo o som alto e forte que as ondas do afluente fazem.

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.