Rio Negro: curiosidades que você não sabe sobre esse rio essencial para a Amazônia

Já abordamos aqui no blog sobre um dos maiores rios do mundo e um dos mais importantes do Brasil, o Amazonas.

Agora vamos trazer algumas curiosidades sobre um outro rio tão importante para esse bioma: o Rio Negro. Considerado o maior e mais importante afluente da margem esquerda do Amazonas, esse rio percorre quase 2.250 quilômetros até desaguar no mar.

Apesar de ser bastante associado ao lado brasileiro da Amazônia – já que de seus mais de 2 mil quilômetros, 1.370km estão em território do Brasil – o Negro nasce na Colômbia, onde é chamado de rio Guainia, e também banha partes da Venezuela.

Já em solo brasileiro, quando o curso d’água chega na altura da cidade de Manaus, o rio Negro se une ao Rio Solimões e dessa junção de águas surge o Amazonas, o maior rio do mundo.

Descubra outras características únicas do Rio Negro:

Por que as águas do Rio Negro são escuras?

A cor das águas mais escuras é causada pela decomposição de matéria orgânica em suas margens e igarapés, e pelo baixo teor de lodo e lama que carregam.

Foi somente no início da década de 1980 que se descobriu o mistério por trás da cor das águas do rio. O Negro, além da cor escura de suas águas, tem elevada acidez (com pH entre 3,8 e 4,9), resultado das grandes quantidades de substâncias orgânicas dissolvidas no rio. Essa acidez, por sua vez, ajuda a manter os insetos afastados das regiões ribeirinhas.

A diferença no tom das águas dos rios amazônicos pode ser vista de forma bastante impressionante quando o Rio Negro encontra o Rio Solimões, que tem cor amarelo-amarronzada, num evento natural chamado “encontro das águas” e que ocorre próximo à cidade de Manaus.

Qual é o volume de água do Rio Negro?

O Rio Negro é um dos afluentes mais volumosos da Bacia Amazônica e um dos maiores do mundo. O Negro é responsável por cerca de 15% da água do Rio Amazonas e e que a variação anual do volume de suas águas se dá entre 9 a 12 metros, dependendo da época do ano.

No que se refere a seu nível, o recorde de cheia já registrado no Rio Negro foi de 30,02 metros, marcado em 16 de junho de 2021.

O Rio Negro tem até praias

Quando o assunto é praia, o Negro e sua bacia são tãos vastos que algumas de suas planícias aluviais, formadas durante os meses em que o volume de água do rio está baixo, podem chegar a ter faixas de areia de até 20 quilômetros de comprimento.

Essas faixas, que aparecem em especial na área do médio Rio Negro, são as chamadas praias, e podem ficar expostas de quatro a sete meses por ano, dependendo da temporada de chuvas e do nível da estiagem.

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.