Um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo fica no Amazonas, você sabia?

Um dos maiores arquipélagos fluviais do planeta fica no Brasil. Mais precisamente no estado do Amazonas. O Parque Nacional de Anavilhanas, no município de Novo Airão (a 195 quilômetros da capital), com mais de 400 ilhas e 60 lagos, é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com cerca de 3 mil quilômetros de hectares.

Um dos destaques desse lugar único no Brasil são as águas escuras que banham o arquipélago oriundas do Rio Negro. É possível ver de perto botos cor-de-rosa e peixes-boi, além de oferecer ao visitante trilhas terrestres e visita a comunidades ribeirinhas.

Criado em 1981, o parque é uma Unidade de Conservação (UC) administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que não apenas protege espécies ameaçadas de extinção, diversas formações florestais, como também proporciona renda para as comunidades do entorno do arquipélago, além de incentivar a produção de conhecimento científico.

Há mudanças nas dimensões das ilhas durante o período de cheia e de seca do Rio Negro. De setembro a fevereiro, na decida do rio, emergem praias de areias de variados tamanhos por todo o arquipélago. Entre março e agosto, no período da cheia, o destaque é para as trilhas aquáticas no igapó (florestas inundadas), onde os visitantes conhecem as florestas alagadas por meio dos passeios de barcos, e atividades de interação com botos.

O arquipélago apresenta o clima tropical chuvoso, com temperaturas elevadas e chuvas intermitentes.

A visita ao Arquipélago faz parte dos roteiros do Untamed Amazon. Saiba mais no nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *