Série pássaros de Manaus: conheça mais da fauna que convive com a cidade

No nosso último post apresentamos a vocês algumas aves que podem ser vistas voando sobre o céu da capital do Amazonas. Hoje vamos explorar mais dessas belas criaturas que trazem vida e natureza à área urbana de Manaus.

1- Curica (Amazona amazonica)

Inteligentes, espertas e oportunistas, as Curicas são um tipo de papagaio da Amazônia que vive principalmente em ambientes de terra firma. Com uma facilidade de aprendizado, essas aves conseguem se adaptar bem à cidade e quando as coisas ficam difíceis nas florestas elas vêm “dar uma volta” em Manaus.

2- Trinca-ferro-da-amazônia (Saltator azarae)

Embora não seja muito fã de chegar perto dos humanos, isso não impediu o trinca-de-ferro de se adaptar à cidade. Normalmente encontrado em quintais ou parques de Manaus, essa ave é uma grande comedora de frutas.

3- Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

Acredite se quiser, este passarinho se adaptou tão bem às cidades, que atualmente é mais fácil encontrá-los nas áreas urbanas do que nas florestas. Além disso, sua alimentação é bem variada: frutas, insetos e até mesmo ração de gato e cachorro ele come.

4- Suiriri (Tyrannus melancholicus)

A semelhança que o Suiriri tem com o bem-te-vi não é por menos, os dois são parentes. Entretanto, podemos notar que o padrão no rosto dos dois é diferente, assim como seus hábitos alimentares. Enquanto o bem-te-vi se alimenta de restos, o Suiriri possui uma dieta exclusiva de insetos. Ele também gosta de lugares altos como torres e postes.

5-  Periquito-de-asa-branca (Brotogeris versicolurus)

Você pode encontrá-los no bairro Dom Pedro ou na Avenida Efigênio Sales, eles gostam de ficar em áreas abertas e são uma das aves mais populosas de Manaus.

Fonte: Portal Amazônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *