A Amazônia é um dos lugares mais impressionantes do planeta. O bioma que mais possui espécies de primatas no Brasil é aqui, uma região rica e com uma fauna diversa. Das 156 espécies de primatas encontradas na América do Sul, 60% estão na Amazônia brasileira.

Os macacos são importantíssimos para a renovação das florestas tropicais, sendo fundamentais para a estabilidade da saúde e biodiversidade das florestas. Ao se alimentarem, eles auxiliam no processo de dispersão das sementes e, através de suas fezes, contribuem para a adubação do terreno.

Conheça os primatas que só são encontrados na Amazônia:

Uacari-branco: Encontrado somente em florestas alagáveis, tem uma como característica marcante sua face avermelhada e sem pelos. Possui um comportamento bastante ágil e é especialista em predar frutos quando ainda estão verdes.

Macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta: Esse curioso e raro primata diferencia-se de seus parentes por apresentar a cabeça e as costas escuras. Por se encontrar em uma pequena área da região, qualquer alteração na floresta pode levá-los à extinção.

Guariba (Alouatta juara): Um dos maiores primatas neotropicais, o guariba possui uma pelagem que varia do ruivo ao castanho-escuro. Conhecido por seu famoso e poderoso grito, que pode ser ouvido até longas distâncias. Considerado um macaco tímido, costuma viver em pequenos grupos e se alimentar de frutos e folhas.

Macaco prego: Considerado um dos macacos mais inteligentes do mundo, sendo capaz de abrir frutos de casca rígida usando pedras ou pedaços de madeira. A espécie está amplamente distribuída na região amazônica, estando normalmente em lugares com dominância de palmeiras. Costuma se alimentar de frutos e folhas, caçam insetos e pequenos vertebrados.

Sagui imperador: Característico por seu bigode branco, sendo popularmente conhecido como bigodeiro. No Brasil, esse primata pode ser encontrado nos estados do Acre e Amazonas. Também pode ser visto em outros países amazônicos, como Peru e Bolívia.

Aqui no Untamed Amazon você terá a incrível experiência de conhecer e observar os animais selvagens em seu habitat natural. Entre em contato conosco pelo chat do site ou e-mail comercial@u-amazon.com para conhecer as opções de roteiros que oferecemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *