Uma árvore maior do que o Cristo Redentor? Conhela o Angelim Vermelho

Imagine uma árvore maior do que o Cristo Redentor, cartão-postal do Rio de Janeiro e um dos pontos turísticos mais conhecidos de todo o mundo.

Sim, ela existe e fica na Amazônia. O Angelim Vermelho é dono do recorde de árvore mais alta da floresta. O título mundial fica com a sequoia-vermelha nos Estados Unidos, que mede 115,7 metros (correspondente a um prédio de 38 andares).

O exemplar brasileiro não fica atrás da árvore americana. São 88 metros de altura (o equivalente a um prédio de 24 andares). Na mesma área onde fica o angelim vermelho na Amazônia foram encontrados por pesquisadores outros exemplares da mesma espécie com mais de 80 metros.

Os pesquisadores acreditam que a altura recorde está relacionada com a grande distância de áreas urbanas e zonas industriais – o local onde os angelins foram encontrados está a mais de 200 km da ocupação humana -, ou essas árvores podem ser uma “espécie pioneira”, ou seja, a primeira a habitar uma região que sofreu algum tipo de devastação.

Cada Angelim Vermelho é capaz de reter a mesma quantidade de carbono que um hectare de selva tropical. Isso quer dizer que pode armazenar até 40 toneladas de carbono, o que equivale ao que absorveriam entre 300 e 500 árvores pequenas.

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.