Samaúma: A Árvore da Vida

A Samaúma é uma árvore nativa da América Central, África Ocidental e do norte da América do Sul. Reverenciada por diversos povos indígenas brasileiros, assim como os Maias no México, já recebeu diversos títulos: “A árvore da vida” para os Maias, “A  mãe da floresta”, “ A mãe dos rios”, “A escada para o céu”…

E não é por menos, essa árvore é uma verdadeira rainha da Amazônia com uma imponente e majestosa estrutura. Sua altura varia de 60 a 70 metros, mas pode chegar a alcançar até 90 metros de altura, além disso, seu tronco pode atingir cerca de 3 metros de diâmetro.

Mas o tamanho não é a única característica impressionante desta beldade da natureza. Graças a sua capacidade de coletar água das profundezas do solo ela consegue abastecer a si mesma e outras plantas ao seu redor, irrigando e nutrindo a todos.

Além disso, as fibras de suas sementes se tornaram uma forma de substituir o algodão, e seus frutos são utilizados para a produção de enchimentos e estofados de travesseiros e almofadas.

Ela ainda tem propriedades medicinais. O chá de sua casca é diurético e diferentes partes da árvore ajudam no tratamento de doenças como artrite, bronquite e conjuntivites.

Não satisfeita em nutrir, irrigar e curar os seres ao seu redor,  a samaúma também serve de  abrigo e habitação para  povos indígenas e populações locais. As raízes e ramificações, formam compartimentos altos sobre o solo que permitem o aconchego humano.

Uma das maiores árvores da floresta Amazônica, sagrada e cultuada por diversos povos,  a samaúma impressiona e encanta turistas, ela é símbolo de força e proteção para todos que habitam suas terras.

Fonte: Hypeness

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.