Como o Amazonas pode possuir dois fusos horários?

Pelo Brasil ser um país com uma extensão territorial continental, não é surpresa para ninguém que a gente possua uma variedade de fusos horários demarcando nossas terras.

Entretanto, saiba que não foi sempre assim. Você sabia que no início o Brasil inteiro tinha apenas um fuso horário?

Pois é, isso apenas mudou em 1913 com o decreto de uma lei que determinou e reconheceu os quatro fusos horários que caem sobre nosso país, (-2, -3, -4 e -5).

Esse sistema foi alterado apenas em 2008, após 95 anos, com a premissa de padronizar os fusos horários, mantendo a menor quantidade possível. Isso ajudaria na logística, transporte e comunicação.

Desta forma, o Pará e o Amazonas que era dividido em dois fusos horários adotaram apenas um, e o Acre mudou o seu fuso para o mesmo do Amazonas. Consequentemente, o Brasil passou a ter três fusos horários ao invés de quatro (-2, -3 e -4).

Contudo, estas mudanças não agradaram muito a população do Acre e do sudoeste Amazonense, pois elas deram uma alterada no relógio biológico dos moradores.

Em 2013, as alterações reivindicadas pela população foram concedidas e o fuso horário -5 voltou para o país.

Como resultado, onze municípios Amazonenses seguem o fuso -5, são eles: Amaturá; Atalaia do Norte; Benjamin Constant; Boca do Acre; Einurepé; Envira; Guajará; Ipixuna; Itamarati; Pauini; São Paulo de Olivença;

Fonte: Portal Amazônia

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.