Turismo: um grande aliado da Floresta Amazônica.

A preservação da Floresta Amazônia é uma preocupação de todos nós. Afinal a região não é a única afetada por questões climáticas, estamos todos conectados diretamente através do bem-estar mundial, pois o que acontece do outro lado do mundo impacta diretamente aqui e vice-versa.

Além do que os benefícios da preservação da floresta são inúmeros : a capacidade de guardar carbono dentro de sua mata, regulando o clima a nível mundial; a preservação da cultura e saberes das comunidades tradicionais; a existência de produtos de baixo impacto ambiental e grande benefício econômico; e o rico bioma que possui uma série de tecnologias naturais, especialmente para saúde.

E o turismo na região amazônica pode ser considerado um fator favorável para essa preservação. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2017, nos munícipios que são cercados por Unidades de Conservação, os turistas gastaram cerca de R$ 2 bilhões. Esses dados expressam que o turismo ecológico agrega um ótimo potencial econômico.

A movimentação da economia local é valiosa por diversas razões:

  • O apoio de políticas públicas e investimentos de empresas para preservação ambiental
  • Benefícios para os próprios moradores locais, que conseguem subsistência para permanecer em suas terras, sem precisar explorar e/ou vender áreas que serão futuramente degradadas.
  • O ecoturismo se relaciona diretamente com as ações de educação ambiental e o programa de visitação de áreas protegidas, ampliando a sensibilização da população local e dos turistas quanto à importância da conservação.

O turismo também pode ser um grande aliado da Amazônia através da transformação que uma viagem para a região pode desencadear, a vivência de uma nova visão de estilo de vida, o conhecimento de culturas, experiência de novos alimentos e hábitos podem fazer com os viajantes se tornem defensores e transmissores dessa importância ambiental.

Além do impacto que pode ocorrer com a própria comunidade local que ao ver sua cultura valorizada também compreendem melhor a necessidade de preservação dos seus saberes e da sua natureza. O ecoturismo pode ser uma ferramenta de transformação social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *