Teatro Amazonas: uma joia arquitetônica na capital manauara

Manaus abriga um dos teatros mais bonitos e diferentes do Brasil. O Teatro Amazonas é, sem dúvida, uma joia da Belle Époque e evoca os tempos de ouro da região, que prosperava com o Ciclo da Borracha. No ano passado o teatro comemorou 100 anos de vida.

Conheça algumas curiosidades desse ponto turístico de Manaus que você precisa incluir no seu roteiro pela cidade.

Tempo de construção: O teatro demorou 15 qanos para ser concluído. A inauguração aconteceu em 1896 depois de oito anos de abandono das obras.

Campo de futebol: Antes de ser o suntuoso Teatro Amazonas o espaço era usado como um campo de futebol amador.

Assentos para os mais pobres: Quando foi inaugurado o Teatro abrigava eventos para a elite de Manaus que se reunia para assistir óperas e balés muitas vezes vindos da Europa. Mas os mais pobres que ocupavam os assentos mais próximos ao palco, de melhor visibilidade. O motivo: A elite tinha a sensação de “superioridade’’ ao ocupar os camarotes acima da plateia. Quanto maior o andar significava que mais influente era a família.

Construção européia: O estilo arquitetônico da construção é renascentista, com detalhes ecléticos. Na área externa, a famosa cúpula é composta por 36 mil peças nas cores da bandeira brasileira, importadas da França.

A maior parte do material usado na construção do teatro foi importada da Europa: as paredes de aço da Escócia; os 198 lustres e o mármore de Carrara das escadas, estátuas e colunas, são da Itália.

Fantasmas no Teatro: Funcionários e visitantes relatam aparições suspeitas dentro do Teatro Amazonas. As mais frequentes acontecem no terceiro andar, que tem acesso por uma escada de ferro em forma de caracol e sem iluminação. Comenta-se que os “fantasmas” seriam de um cavaleiro usando roupas do século 18 e uma mulher de olhos azuis e roupas brancas.

O Teatro Amazonas pode ser conferido em um day trip por Manaus antes ou depois de você fazer o cruzeiro do Untamed Amazon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *