Série plantas medicinais: elas estão em sua casa

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre estas pequenas gigantes que fazem parte do nosso dia-a-dia, suas propriedades e do que elas são capazes. Descubra mais 4 destas plantas poderosas:

1- Coentro (Coriandrum sativum)

A folha e semente do coentro possuem propriedades antibacterianas e antimicrobianas, além de serem uma fonte de antioxidantes. Desta forma, esta plantinha é capaz de ajudar o organismo a combater infecções e a ação dos radicais livres. Seu extrato pode diminuir o risco de doenças cardíacas devido a sua capacidade de reduzir a formação de coágulos. É rico em vitamina A, ferro, selênio, potássio e magnésio, substância importante para a regulamentação dos hormônios que controlam os níveis de cálcio no sangue.

2- Hortelã pimenta (Mentha Piperita).

Conhecemos a hortelã pelo seu aroma e gosto inconfundíveis, mas esta erva também possui propriedades medicinais que a tornam uma ótima antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória. Contendo ácido fólico, riboflavina, vitaminas C, A, E, K, B6 e mentol (substância química descongestionante e expectorante). Um chazinho desta planta pode ajudar a diminuir tosses e excretar o muco quando estamos doentes. 

3- Jambu (Spilanthes oleracea L)

As folhas desta planta previnem o envelhecimento, ajudam a manter a saúde da pele e ajudam a proteger as células do nosso organismo. Tudo isso se deve ao teor de antioxidantes e vitamina C presente nas folhas do jambu. Sabemos como a vitamina C é importante para nossa imunidade, mas ela também é um fator que ajuda a produção de colágeno de nosso organismo. Já os antioxidantes mantêm nosso organismo saudável protegendo nossas células de danos oxidativos provocados pelos radicais livres. 

4- Manjericão (Ocimum baslium L.)

Os benefícios do manjericão apenas se acumulam: capaz de fortalecer seu sistema imunológico, melhorar seu sistema digestivo, ajudar nos sintomas de um resfriado e reduzir o estresse. Tudo isso se deve a suas propriedades digestiva, fungicida, adstringente, cicatrizante, anti-inflamatória, febrífugo, inseticida, vermífuga, antibacteriana e antiespasmódica. Outro ponto a ressaltar sobre esta planta é sua riqueza em nutrientes, obtendo: cálcio, ferro, magnésio, ômega-3, manganês, cobre, sais minerais, vitaminas K, C e A.

Fonte: Portal Amazonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *