Série plantas medicinais: descubra seus benefícios

Usadas na culinária, medicina e produção de cosméticos as plantas são verdadeiras bençãos deste planeta. Elas não precisam ser exóticas ou provindas da Amazônia para possuírem grandes méritos. Na verdade, sobretudo, muitos dos vegetais mais comuns e que fazem parte do nosso dia-a-dia, possuem propriedades medicinais incríveis que nem sequer possuímos conhecimento. Descubra 4 destas maravilhosas plantinhas e os seus benefícios:

1-Boldo (Plectranthus barbatus)

O boldo possui ação anti-inflamatória e antioxidante devido aos compostos fenólicos da sua composição: polifenóis e alcalóides, ácido rosmarínico e a forscolina. Permitindo que essa planta previna doenças cancerígenas e o envelhecimento precoce, por combater os radicais livres e reduzir os danos causados nas células do nosso organismo. O boldo também tem ação digestiva, diurética e hepática. Portanto é muito utilizado para combater a prisão de ventre, reduzir gases, auxiliar a digestão, apoiar a recuperação do fígado.

2- Babosa (Aloe vera)

A babosa já é famosa por sua multi utilidade, ela possui propriedades anestésicas, anti-inflamatórias, calmantes, antitérmicas e cicatrizantes. Pode ser usada no tratamento de queimaduras, pequenos cortes, inflamações e irritações de pele. Além disso, ela pode aliviar as rugas e até mesmo eliminar certas linhas de expressões, devido ao estímulo à produção de colágeno que ela causa. Desta forma, acaba sendo muito utilizada para hidratar a pele e cabelos. 

3- Couve (Brassica oleracea)

Além de ser rica em vitaminas A e C, a couve também carrega sais minerais importantes para nosso organismo, como o ferro, potássio e cálcio. Ela também possui uma alta concentração de magnésio e clorofila e é rica em antioxidantes. Desta forma, esta bela hortaliça é capaz de: ajudar no relaxamento muscular (clorofila e magnésio), contribuir para a saúde de nossos ossos (cálcio, vitamina C), auxiliar na regulação sanguínea (potássio), favorecer a absorção de ferro no nosso organismo (ferro, vitamina C), prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de câncer (antioxidantes).

4- Alecrim (Rosmarinus officinalis L.)

Sendo rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido caféico e ácido carnósico, o alecrim é capaz de fortalecer seu sistema imunológico, melhorar sua pele e prevenir infecções. Ele possui propriedades digestivas, diuréticas, cicatrizantes, antissépticas, antidepressivas. Sendo capaz de ajudar no tratamento de depressão, ansiedade, dores de cabeça e distúrbios circulatórios. Entretanto o mesmo é contraindicado a pessoas com doença prostática, convulsão, dermatose e gastroenterites. 

Fonte: Portal Amazonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *