Série Frutas da Amazônia: Conheça um pouco das frutas exóticas da Floresta

A Amazônia é enorme, ela possui uma área de 5,5 milhões de quilômetros, e em toda sua extensão transborda de biodiversidade da fauna e flora. 

Sendo assim, não seria de se admirar que algumas espécies de frutas diferenciadas cresçam na região. Umas, até mesmo, só podem ser encontradas na região. Vamos conhecer 7 dessas maravilhas exóticas?

1- Patauá

Popularmente conhecido como “parente” do açaí, este fruto é rico em óleo, muito utilizado para fins medicinais e para produção de cosméticos. Além disso, assim como o açaí, dos frutos se extrai uma bebida chamada de “vinho de patauá”, esta bebida pode ser encontrada no comércio local. 

2- Camu-camu 

A polpa desta fruta é aquosa e branca. Quando madura sua casca apresenta uma coloração roxa. Esta fruta é riquíssima em antioxidantes e possui mais vitamina C que a laranja, limão e acerola. Pode ser utilizada para fazer sucos, geléias, doces, bolos…

3- Araçá-boi

O Araçá-boi ou Araçá-do-sertão, possui um gosto azedo mas exala um aroma agradável, sua polpa é consistente e envolvida por sementes. Ela tem um formato arredondado e quando madura sua casca fina recebe uma coloração amarelada. Tem um alto valor nutricional, contendo: fibras, cálcio, fósforo, potássio, vitamina A, B e C.

4- Pajurá

Também conhecido como Pajurá-verdadeiro, Paiurá, Oiti-coró…  É uma fruta de polpa alaranjada, encorpada, de sabor doce, oleosa e exala um perfume forte. Ao amadurecer sua casca não muda de cor, mas a fruta se desprende de seu caule, caindo no chão. Pode ser utilizada para fazer doces e sucos.

5- Cubiu 

Recebe alguns outros nomes como, Maná-cubiu ou Tomate-de-índio. Este é um fruto cítrico utilizado para fins medicinais, cosméticos e, é claro, alimentícios. Rico em fibras, fósforo, ferro e vitaminas A, B5 e C. Você facilmente encontra ele na forma de sucos, geleias, doces e tira gosto. 

6- Pepino do mato

É um fruto de coloração branca, possui uma textura consistente e é comestível, entretanto ele é leitoso e pegajoso. Portanto, para extrair esse látex pegajoso é recomendado colocar o fruto na geladeira por 12 horas. Pode ser utilizado para preparar doces, pudins, saladas e cremes.

7- Bacaba

O Bacaba é uma fruta  parecida com o açaí, mas mais oleosa. É utilizada para produzir um tipo de vinho comum na região, você pode encontrar a bebida à venda nas feiras das cidades Amazônicas. Ela é rica principalmente em fibras. 

Fonte: Portal Amazônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *