Qual a melhor época para visitar a Amazônia?

Uma das dúvidas que mais surgem quando se está montando uma viagem para a Amazônia é: qual a melhor época do ano para visitar a região?

Na verdade é possível visitar a floresta durante todo o ano já que faz calor na região todos os meses.

Pensando nisso, fizemos um compilado de todos os meses para que você veja qual deles se enquadra melhor com o seu roteiro e estilo de viagem:

Dezembro a Maio: Esse é o período de chuvas na Amazônia. De fevereiro, até meados de abril, as temperaturas costumam ficar mais elevadas e as chuvas um pouco mais fortes. Por outro lado, são os meses em que os animais costumam estar mais ativos o que é muito interessante para quem pretende avistá-los.

Junho a Novembro: Esse é o período mais seco da Amazônia, onde chove menos. Isso não significa que não chova, mas os volumes são menores do nos meses anteriores. Entre junho e setembro os rios costumam estar mais cheios, formando igapós e proporcionando ao visitante experiências muito legais de navegação, inclusive com a água atingindo a cúpula de algumas árvores. De junho a setembro também acontece a reprodução de muitas espécies nativas da região. Em outubro, é o período mais seco da região, por isso, é possível encontrar praias que antes estavam submersas.

Mas qual a melhor época então para visitar a Amazônia? A Floresta muda a cada estação e cada uma dessas etapas têm suas belezas. Sem dúvida, visitar a região quando os rios estão mais cheios é uma experiência única, bem como se você chegar por aqui com eles mais secos.

O importante é planejar a sua viagem sabendo que a Amazônia é uma floresta que está sempre em constante mudança. Uma viagem nunca será igual a outra simplesmente porque a Floresta muda e se transforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *