Porque as tribos indígenas são importantes para a preservação do meio ambiente?

O ser humano depende da natureza para sua sobrevivência, trabalhamos com ela e dependemos dela para produzir e viver bem. É necessário esperar a época certa para poder plantar sementes e colher os alimentos. Precisamos de uma quantidade certa de chuva, para encher os rios, que irão levar nutrientes indispensáveis para as plantas crescerem. Assim como também precisamos da ajuda de abelhas, borboletas e vários outros animais que transportam o pólen para plantas, fertilizando-as e realizando a frutificação.

Cada ano que passa temos um aumento significativo de população, o crescimento das cidades e o desenvolvimento de indústrias, desencadeando uma necessidade de produção em maior escala, o que consequentemente leva a exploração da natureza e de seus recursos. Com isso estamos causando danos irreparáveis e dificilmente conseguiremos voltar ao ciclo natural do nosso meio ambiente.

Os povos indígenas e comunidades tradicionais tem um papel importantíssimo nesse aspecto, pois se desenvolveram de forma sustentável preservando o meio ambiente e adquirindo conhecimento e domínio de sua diversidade biológica e ecológica.

Eles souberam executar estratégias de uso dos recursos que, mesmo transformando o seu ambiente em sustento durável, não alteraram os princípios de funcionamento e nem colocaram em risco as condições de reprodução deste meio. E até hoje usam de forma consciente e sustentável esses serviços da natureza, tornando-se fundamentais para a preservação da cobertura florestal no Brasil.

#DiaMundialDoMeioAmbiente #Amazonia #Ecoturismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *