Guaraná: o fruto mais famoso do Brasil

Conhecido no Brasil e no mundo, o guaraná é originário da Floresta Amazônica, mas pode ser encontrado também no Peru, Colômbia e Venezuela. Os frutos desse cipó são facilmente identificados pela sua incrível semelhança com o olho humano, e possuem uma vasta gama de benefícios para o organismo.

Segundo a lenda indígena, as tribos de Munducurucânia eram as mais prósperas da região, graças a um curumim que havia nascido ali há alguns anos. Essa reputação do pequeno índio acabou gerando a inveja do Deus da Escuridão, Jurupari, que se transformou em cobra e atacou fatalmente a criança.

Tupã, então, teria mandado um raio próximo do corpo da criança e pedido que fossem enterrados os olhos do curumim no buraco que se abriu. Após os olhos serem regados com lágrimas durante 4 luas consecutivas, nasceu o guaranazeiro, e dele o fruto mágico que veio para garantir a bonança da aldeia.

O guaraná ainda é conhecido pelos benefícios à saúde: tem efeito energizante, tem efeito diurético, combate dores de cabeça, ajuda no raciocínio e concentração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *