Ecoturismo: uma tendência na Pós-Pandemia

Sem dúvida, um dos setores que mais sofreu com a pandemia da Covid-19 foi o Turismo. Companhias aéreas com problemas financeiros, medo de viajar para determinados países e um sentimento de não saber o dia de amanhã fez com que turistas e pessoas ligadas ao segmento de Turismo perdessem o sono.

Agora as coisas parecem estar mais normalizadas, mas ainda assim não temos uma vacina ou um remédio eficiente para essa doença. É o momento de se reestruturar uma volta gradual do Turismo no Brasil e também ao redor do mundo, com todos os protocolos de segurança exigidos.

Uma tendência que deve se confirmar para o Turismo nessa nova retomada é o turismo de natureza.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) emitiu chamado para que as lideranças internacionais incluam o turismo como prioridade em seus esforços de recuperação econômica pós-pandemia. O turismo de natureza, há muito tempo negligenciado pelo poder público brasileiro, se mostra como uma ferramenta útil em curto prazo, utilizando o que o Brasil tem de melhor: sua natureza e a cultura de um povo resiliente e alegre.

Confira algumas tendências para o Turismo Pós-Pandemia:

1 – Consumo e sustentabilidade: a mudança nas motivações de viagem

O viajante na Pós-Pandemia vai se preocupar mais na qualidade da viagem do que na quantidade de lugares que inclui em seu roteiro. O turismo de experiências deve crescer nessa tendência, onde o turista vai querer vivenciar mais o local, a cultura e conhecer a fundo o lugar que está visitando. A Pandemia fez com que o consumismo saísse de moda. Os destinos que oferecem vivências culturais em ambiente natural, com grande impacto regional na conservação da natureza e sobrevivência de famílias em situação social vulnerável, serão valorizados. 

2. Receio de locais com aglomerações

Espaços ao ar livre, longe das grandes metrópoles e um contato maior com a natureza devem ser os primeiros a ter o turismo retomado. Isso porque as pessoas irão evitar grandes aglomerações até uma vacina ser descoberta e amplamente distribuída. A Amazônia é uma ótima opção que engloba todos esses requisitos.

4. Restrições em aeroportos e fronteiras: as novas regras nos países

Os novos protocolos de segurança sanitária e ainda o bloqueio de alguns países para a entrada de brasileiros pode fazer com que o turista viaje mais dentro do seu próprio país. O brasileiro viaja pouco dentro do Brasil e agora pode ser uma ótima oportunidade de conhecer as nossas belezas naturais.

6.Segurança sanitária: a extrema preocupação com a limpeza

Os padrões de higiene serão mais exigentes no pós-pandemia e claro que os hotéis e estabelecimentos precisarão se adaptar a essa nova realidade. No Untamed Amazon já possuímos um protocolo rigoroso de higiene, prezando sempre pela segurança dos nossos clientes e tripulação.

Na nova retomada do turismo viajar pelo Brasil pode ser uma ótima saída para quem precisa de uns dias de folga do escritório, ou mesmo do home office. A Amazônia, sua diversidade, cultura local, gastronomia e muitas outras qualidades se apresenta como uma ótima oportunidade de explorar o Brasil que poucos conhecem.

Conheça os roteiros exclusivos do Untamed Amazon. Longe de aglomerações e com a natureza no seu estado mais puro será impossível você não se apaixonar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *