Diferença das onças-pintadas do Pantanal e da Amazônia

Para a maioria das pessoas (leigas) as onças pintadas são todas iguais, mas você sabia que existem diferenças entre elas conforme a região que habitam!? Essas distintas características, que podem ser o tamanho ou habilidades diferentes são definidas conforme o seu habitat. São fatores como a fauna local, a vegetação e recursos hídricos que influenciam no desenvolvimento físico e comportamental desses animais.

Claro que, mesmo com certas diferenças, elas irão ter algumas semelhanças, afinal são da mesma espécie e por isso a maioria dos traços físicos e comportamentos são equivalentes. Conheça as diferenças das onças-pintadas do Pantanal e da Amazônia:

  • Pantanal – florestas abertas

Apesar de haver um padrão geral tanto de peso quanto do tamanho para machos, que costuma ser em torno de 10 a 25% maiores que as fêmeas, a média de peso destes felinos do Pantanal costuma ser maior que as onças de outros locais do Brasil. Estudos mostram que ambientes abertos provocam uma tendência de haver animais maiores, como é o caso do Pantanal.

Com uma ampla disponibilidade de presas/alimentos, os animais desenvolveram também uma estrutura física compatível à essa vantagem adaptativa para a caça neste ambiente.

  • Amazônia e Mata Atlântica – florestas densas

A vegetação destes locais é extremamente densa, ou seja, possuem muitas árvores e plantas típicas emaranhadas, formando as famosas “matas fechadas”. Sendo assim, os felinos desta região são menores, mais esguios e ágeis, o que facilita sua atividade dentro das florestas.

Os machos dificilmente ultrapassam a marca de 80 kg e as fêmeas, 50 kg. O que se sugere, é que o tamanho acaba refletindo a alimentação obtida em cada área em termos de biomassa consumida.

Ao longo de muitos anos, elas foram adaptando-se aos ambientes nos quais estão inseridas. Em decorrência disso desenvolveram essa distinção de características que são cruciais para sua sobrevivência. A natureza é mesmo fascinante. Aqui no Untamed Amazon é possível ter a sorte de conhecer mais de perto esse lindo animal!

Instagram e Facebook: @untamedamazon

#Ecoturismo #EcoturismoAmazonia #Amazonia #CruzeiroNaAmazonia #TurismoAmazonas #TurismoDeLuxo #Brazilian_luxury_travel #Ecoturism #Amazonian #AmazonianForest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *