Descubra Manaus: a primeira universidade do Brasil nasceu aqui

Poucos sabem, mas a primeira universidade que foi criada no Brasil chamava-se Escola Universitária Livre de Manáos e ficava na cidade de Manaus.

A universidade tinha apenas 10 cursos que eram reunidos em 5 faculdades: ciências jurídicas e sociais, medicina, ciências e letras, engenharia e militar. Com o passar dos anos, e com a queda da indústria da borracha na região, a universidade deixou de receber recursos importantes dos governos e também por parte de empresários locais. Por conta disso, ela teve seu encerramento decretado ainda na década de 20. Mas nos anos 60 a universidade foi reaberta e retomou suas atividades.

Mas, mesmo com a extinção da Escola Universitária, a Faculdade de Direito nunca deixou de funcionar e foi reincorporada à instituição, tornando-se o embrião da atual Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A UFAM conta hoje com 96 cursos de graduação, 31 de mestrado e oito de doutorado. São 25 mil alunos e 1,5 mil professores. Há cinco campi espalhados em cidades do interior do estado, com seis cursos de graduação cada um. O campus de Manaus está situado numa área de 6,7 milhões de metros quadrados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *