A Amazônia é conhecida em todo o mundo e motivo de orgulho para nós brasileiros. Mas poucos de nós conhece a fundo essa floresta cheia de diversidade, uma cultura única e mistérios ainda a serem desvendados.

Separamos algumas curiosidades sobre essa floresta tropical que a gente ama e faz parte da história e do dia a dia do Untamed Amazon.

Duas Argentinas:
A Amazônia engloba mais da metade de todas as florestas tropicais do planeta e cobre uma área de 5,5 milhões de quilômetros quadrados — ou seja, o equivalente a dois países como a Argentina.

Senhora Idosa:
Os cientistas calculam que ela exista há, pelo menos, 55 milhões de anos;


Números impressionantes:
São cerca de 400 bilhões de árvores de 16 mil espécies diferentes crescem na floresta. A Amazônia serve de lar para 2,5 milhões de espécies de insetos e, desses, mais da metade vive nas copas das árvores.



Formigas Sequestradoras:
Existem formigas na Amazônia — do gênero Polyergus — que não só atacam colônias vizinhas, como capturam as inimigas e as levam como escravas;


A nado:
Um homem chamado Martin Strel, um conhecido nadador de longa distância esloveno, percorreu o rio Amazonas inteiro a nado. Ele levou mais de dois meses para completar o percurso.


Pulmão do mundo: 
Estima-se que 20% do oxigênio do mundo seja produzido pela Floresta Amazônica.

Desmatamento:
Mesmo sendo uma reserva protegida, nos últimos 40 anos, cerca de 20% da floresta foi desmatada. Por isso, cada vez é preciso preservar e cuidar da Amazônia.

Primeiros moradores:
Os primeiros habitantes da floresta amazônica começaram a ocupar a região há, pelo menos, 11,2 mil anos.

Isolamento social:
Ainda existem tribos indígenas isoladas e que nunca tiveram contato com civilizações modernas vivendo na Amazônia.


Amazonas:
O rio Amazonas libera tanta água doce no oceano que, por mais de 160 quilômetros, o mar é menos salino do que o normal. Inclusive, a foz do rio é tão grande que ela é capaz de comportar uma ilha inteira — a de Marajó, que tem o tamanho equivalente ao da Suíça, aproximadamente.


Presença marcante
Nativa da Floresta Amazônica, a Onça-pintada, pesa entre 56 a 92 quilos, (podendo chegar a 158 kg) e mede de 1,12 a 1,85 metros. Ela é considerada o maior felino da América do Sul e o terceiro maior do mundo.

Moradores Ilustres
Diferente do que muitas pessoas acham, cada grupo indígena tem tradições e costumes diferentes. As etnias mais encontradas são Tikuna, Guarani-Kaiowá, Yanomami (que também ocupa o território do Estado de Roraima), Sateré-mawé, Munduruku e Mura. Além dessas, existem também as “Novas Aldeias”. Elas são formadas por índios de todas as etnias que por algum motivo se desligaram de suas tribos de origem. Muitos deles acabam indo para a cidade, mas não se adaptam.

Fonte: Mega Curioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *