Conheça o Rio Negro, um dos principais rios do mundo.

O rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, na Amazônia, na América do Sul e é o sétimo maior rio do mundo em volume de água.

Esse gigante brasileiro é um dos rios mais importantes do mundo e fundamental para o equilíbrio da Amazônia.

Separamos algumas curiosidades sobre esse rio Negro para você conhecer mais esse rio tão cheio de mistérios.

  • O Rio Negro nasce na Colômbia na serra de Junai, a cerca de 1600m de altitude. Por lá ele é chamado de rio Guainia.
  • Na sua nascente, por conta do afloramento de águas subterrâneas, o rio possui águas claras. Porém, ele começa a ficar mais escuro por causa da decomposição de folhas e galhos da floresta que acontecem ao longo do trajeto.
  • Todos os anos acontecem os períodos de cheia do rio. Um dos responsáveis pelas cheias são os degelos do Andes. Aliado às chuvas, o nível do rio aumenta bastante.
  • O rio Negro, juntamente com o rio Solimões, faz parte da formação do rio Amazonas (o maior rio do mundo em extensão de água) o qual tem sua nascente na cordilheira dos Andes.
  • No Brasil, a junção do rio Negro com o rio Solimões, transformando-se então no rio Amazonas, que segue até o Amapá, para então desaguar no Oceano Atlântico.

Aqui no Untamed Amazon você tem a oportunidade de conhecer o Rio Negro e suas particularidades, através do nosso roteiro “encontro das águas”. Entre em contato conosco para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *