Como funciona o encontro das águas

O encontro das águas é um fenômeno natural facilmente visto em muitos rios da Amazônia e acontece na confluência entre o rio Negro, com sua água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas destes dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão vários quilômetros. A junção desses dois rios formam o rio Amazonas (o maior rio do mundo em extensão de água) que por sua vez é um dos principais meios econômicos e de transporte para os habitantes de Manaus.

Considerado um rio muito importante para o estado, não apenas pela extensão imensa, mas também para a subsistência de comunidades ribeirinhas, o famoso Encontro das Águas tornou-se uma das principais atrações turísticas da região.

Esse acontecimento é resultante de uma diferença entre a temperatura, densidade e velocidade das duas águas. O Rio Negro carrega uma grande quantidade de matéria orgânica desde sua nascente na Colômbia, aspecto que traz o tom escuro à sua água. Ele corre a cerca de 2 quilômetros por hora com uma temperatura de 28 °C. Já o Solimões, rio que nasce nos Andes peruanos, tem uma água de aspecto barroso devido à carga de sedimentos vindos da erosão de solos. Ele faz o percurso em uma velocidade aproximada de 4 a 6 quilômetros por hora a uma temperatura de 22°C.

De janeiro a julho ocorre o período de cheia e essa é uma das melhores épocas para realizar o passeio de observação do encontro das águas, pois é possível entrar nos braços dos rios, o que realça a beleza desse fenômeno e ainda existe a possibilidade de encontrar alguns animais, como pássaros, macacos e preguiças. Pessoas do mundo inteiro visitam a região com o fascínio de conseguir ver esse magnífico acontecimento da natureza.

O Untamed Amazon te leva para esse destino também, através do nosso Cruzeiro Baré. Para saber mais entre em contato pelo chat do site ou pelo e-mail comercial@u-amazon.com .

Instagram e Facebook: @untamedamazon

#Ecoturismo #EcoturismoAmazonia #Amazonia #CruzeiroNaAmazonia #TurismoAmazonas #TurismoDeLuxo #Brazilian_luxury_travel #Ecoturism #Amazonian #AmazonianForest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *