Como é o clima na Floresta Amazônica?

A Floresta Amazônica ainda costuma ser um destino pouco visado pelos turistas brasileiros no período de Junho a Setembro, pois muitos acreditam que nessa época faz frio e muita chuva na região. Mas saiba que é justamente ao contrário? Outubro, por exemplo, costuma ser o mês mais quente por aqui e o verão amazônico oficial ocorre exatamente dentro desse período.

O clima em si, na região Amazônica, é quente e úmido, devido à proximidade da Linha do Equador, sendo essa uma zona intertropical onde as temperaturas ficam em torno de 26°C durante todo o ano. Ou seja, vai estar quente em qualquer época que você viajar para este local!

Dentre os meses de Junho a Setembro ainda costuma ser a época de cheias dos rios e quando vai ter menos volume de chuva também. E você tem mais um motivo incrível para visitar a Amazônia neste período, pois é quando se formam os igapós (trecho de floresta com água estagnada em decorrência do transbordamento da chuva dos meses anteriores) e poderá realizar a experiência de navegação na altura da copa das árvores.

Porém, os demais meses considerados o “inverno amazônico” não são de extremo frio. O que ocorre é o aumento da nebulosidade e da chuva, e assim o excesso de nuvens esconde o sol e a chuva não deixa a temperatura subir muito. A impressão que se tem é de um clima parecido com o do inverno em razão de fazer menos calor do que normalmente.

É uma grande vantagem desse destino: A Amazônia pode ser visitada em qualquer época do ano. Apesar de cada estação apresentar características distintas, não existe nada que impeça a sua viagem em algum mês específico. As paisagens serão bem diferentes, mas igualmente lindas e interessantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *