A riqueza da cultura indígena

Quando comparado a maneira que estamos acostumados a viver nas grandes cidades os povos indígenas apresentam características comuns, mas quando vistos de perto é possível identificar diferentes línguas, formas de organização social e política, rituais, mitos, formas de expressão artística e até maneiras de se relacionar com o ambiente em que vivem, uma cultura riquíssima que tem muito a contribuir com a nossa sociedade.

A Amazônia, com sua natureza exuberante e ao mesmo tempo frágil, acolheu uma grande diversidade de povos, ao longo da história, no interior de suas matas e na beira dos rios. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas, e atualmente encontramos no território brasileiro 256 povos, que somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas, mas apesar da significativa presença indígena no país a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade destes povos.

Com o processo de colonização dos europeus, muitos aspectos da cultura dos índios foram exterminados. Isso ocorreu de forma violenta e causou a exploração das riquezas e do trabalho, dizimando a população indígena brasileira.

Conhecer um pouco mais dessa história pode ser muito interessante para entendermos mais sobre nossa origem, sobre a natureza e conhecer uma diversidade de significados e rituais. Através dos costumes, línguas, alimentação e diferentes comportamentos, que estão espalhados pela variedade de tribos e etnias.

Podemos perceber a influência dessa rica cultura em vários aspectos atuais: hábitos alimentares brasileiros, contribuindo com comidas saudáveis e plantas medicinais. A nossa língua, que é recheada de palavras e termos originalmente indígenas. E ainda na vertente artística, com suas lindas danças, músicas, pinturas e objetos.

Esses povos que tem uma cultura tão singular, que compartilham conosco o seu conhecimento sobre a floresta e o mundo e nos recebem gentilmente de braços abertos em todas as viagens do Untamed Amazon. Sabendo disso sempre buscamos enaltecer e prestigiar essa cultura maravilhosa e que nos beneficia diretamente.

Valorizar a história indígena brasileira é preservar a nossa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *