5 comidas típicas da Amazônia

A gastronomia é uma das grandes atrações da Amazônia, pois muitos ingredientes são frutos da própria floresta e têm origens indígenas. Os sabores são exóticos, mas muito gostosos, dando um toque especial à essas comidas típicas.

1. Tacacá

Uma espécie de sopa com caldo de tucupi (molho de mandioca brava) e goma (farinha de tapioca), para quebrar a acidez. As folhas de jambu dão um toque exótico, pois anestesiam a boca por alguns segundos. Para completar a receita: camarões salgados.

  1. Pato de tucupi

Similar ao preparo do tacacá, o pato é cozido no amarelado caldo de tucupi e a planta Jambu mergulhada no caldo também. Geralmente, o pato no tucupi é acompanhado por arroz e farinha de mandioca.

  1. Tapioca

A tapioca, ou beiju, é uma iguaria de origem indígena tupi-guarani, feita com a goma da tapioca. O recheio irá variar, podendo ser apreciada apenas com manteiga, com queijo ou mesmo com tucumã, uma fruta típica da região.

  1. Guaraná

O guaraná é um cipó originário da Amazônia. Seus frutos são utilizados para fazer bebida ou são transformados em pó. Com propriedades estimulantes, é normalmente adicionado a sucos e a vitaminas.

  1. Tucunaré

Espécie de peixe que se torna um ingrediente versátil e muito saboroso, usado em caldeiradas ou servido frito, à milanesa.

E existem muitas outros pratos típicos deliciosos, convidamos você a experimentar qualquer um desses pratos a bordo do Untamed Amazon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *